segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Black Bloc no Brasil

Inicio de 2013 eu tinha feito uma postagem no blog sobre o Black Bloc (Black Block), e por coincidência, nas manifestação que começaram a partir de junho de 2013, o blog foi visualizado por vários internautas e leitores que pesquisaram no Google sobre o assunto, e acabaram caindo no "Fale Cara".
Pois bem, vou falar novamente sobre essa tática de manifestação que acabou pipocando ultimamente pelo Brasil, e esclarecer algumas duvidas e maus entendidos que se espalham pelas redes sociais e pelas grandes mídias.



1 - O Black Block não é um grupo, instituição, partido, gangue ou seja lá o que for que estão dizendo por ai. O Black Block é um tática de manifestação baseada na "propaganda pela ação" e com uma boa influencia do anarquismo e anti-globalização. Como uma das táticas do black block é se vestir todos de preto e esconder os rostos, para todos os manifestantes ser um só, e não ser identificado e taxado por sua fisionomia, muitos pensam que é um grupo de vândalos querendo aparecer. mas não é.



2 - O Vandalismo usado no black block não é um vandalismo sem causa. São destruídos e atacados apenas os símbolos das manifestações, ou seja, se for uma manifestação anti-capitalismo ou contra os altos juros, claro que a força será usada contra órgãos e símbolos que representam instituições financeiras, bancarias e o governo. Na questão do Brasil, o problema é tão amplo que acaba uma manifestação tendo vários focos, ai entrando alvos da revolta popular os bancos, grandes empresas, multi-nacionais, concessionaras de automóveis, ônibus, e claro, a Policia Militar.



3 - Confrontos: Uma palavra muito usada nos jornais e telejornais. Já vi muito isso, a mídia chamar de confronto a dispersão dos manifestantes pela PM, onde não houve confronto, e sim o ataque e repressão da Policia sobre os manifestantes. Mas claro, agora muitos cidadãos cansados de apanhar da policia, começa a reagir a violência da PM, e com isso entra mais uma tática do black bloc, a de confrontar a policia quando a mesma age com sua repressão. Ai sim a mídia pode falar em confronto. E o poder de força de um policia é mais forte que de um cidadão, e com isso são usados nas táticas do "bloco negro" os famosos coquetéis molotov, as pedras e entulhos encontrados pelas ruas e pedaços de qualquer matérial que possa ser usado como arma não letal ou escudo, para se defender das armas dos policiais, sendo elas letais ou não letais.
E vamos combinar, o que é um coquetel molotov e umas pedras aleatórias, comparada a uma arma de choque, uma espingarda de bala de borracha, spray de pimenta, e bombas de gás lacrimogênio e efeito moral.
E lembrando que a tática black bloc é contra a violência a pessoa, e esta fora de cogitação os ferimentos graves ou letais a quem seja. O que acontece é um agressão, em geral, revide, até que "em tese" a PM seja obrigada a recuar ou parar as agressões à população que se manifesta. É a questão de educação a criança ou a animais: foi mal-criado, vai receber a uma lição para aprender. Vai que assim a Policia militar aprende a respeitar os que protestam.



4 - Por favor, não confundam anarquismo com vandalismo. Vão estudar o que é anarquismo politico, para depois não irem falar besteiras. E nem todos que utilizam a tática black block são anarquistas, e nem todos anarquistas apoiam e utilizam a tática black bloc.



Portanto com essas informações que passei, espero que o pessoal entendam um pouco o que é o black block, e para que é usada e quando é usada. E pra finalizar deixo minha conclusão: Violência gera violência, e não foi o povo que a começou, pois lembrem-se, o povo brasileiro era um dos mais pacíficos em questões de manifestações. Então, de onde partiu a violência? do governo e sua policia despreparada. Por favor representantes do povo no governo, invistam em educação e desmilitarizem a policia militar.