quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Conheça um pouco da História do Carnaval de Olinda


A história do carnaval de Olinda se confunde com a história da folia no Recife, capital de Pernambuco. A configuração atual do carnaval de Pernambuco é relativamente recente, que foi marcado pelo surgimento de agremiações como o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores (1907), e o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas (1912) - ambos ainda presentes nos carnavais da atualidade.
O carnaval de Olinda, especificamente, preserva as tradições da folia pernambucana. Todos os anos, pelas ruas e ladeiras da Cidade Alta desfilam centenas de agremiações carnavalescas e tipos populares, que mantêm vivas as genuínas raízes da mais popular festa do Brasil. São clubes de frevo, troças, blocos, maracatus, caboclinhos, afoxés, cujas manifestações traduzem a mistura dos costumes e tradições de brancos, negros e índios, base da formação da cultura brasileira.




Em 1977 o carnaval de Olinda se tornou eminentemente popular. Nesse ano, foram abolidos da folia olindense a comissão julgadora, a passarela e o palanque das autoridades, elementos considerados cerceadores da plena participação popular, o que lhe garantiu através do tempo o título de "Carnaval Participação". Hoje, mais de um milhão de pessoas vindas de todo o mundo lotam as ruas e ladeiras do Sítio Histórico da cidade em busca da efervescência e da alegria da festa. Uma folia alimentada por cerca de 500 agremiações carnavalescas locais e de outros municípios pernambucanos.

Em Olinda a festa do frevo é eminentemente democrática e popular, características que se evidenciam na convivência harmoniosa do frevo com outras manifestações culturais da cidade, como o maracatu. Uma festa que, a cada ano, se torna ainda mais participativa graças à disposição do governo de Olinda de resgatar as características culturais e ampliar a integração popular de uma das maiores manifestações coletivas do Brasil.

Dentre os elementos característicos da folia olindense estão os bonecos gigantes, dos quais todo ano são criados novos tipos, e hoje já são mais de uma centena desfilando nas ruas e ladeiras da cidade. Esses bonecos são uma herança europeia e têm sua origem nas procissões do século 15, nas quais os bonecos acompanhavam os cortejos religiosos. O primeiro boneco a sair às ruas de Olinda foi o Homem da Meia-Noite, que anima a folia desde 1932. Os tipos populares também sempre desfilam pelas ladeiras de Olinda. A cada ano, eles representam personagens inspirados tanto nos noticiários, como nos mais tradicionais costumes, carregando em suas fantasias a crítica social tradicionalmente presentes no carnaval da cidade.
O carnaval é aberto a todos; não existe cobrança de ingressos ou necessidade de abadás. Desde cedo, crianças são trazidas pelos pais para participar da festa; de outro lado, pessoas da terceira idade retornam à juventude e também caem na folia. Em Olinda, os festejos são protagonizados pelo povo. Não existem sambódromos na cidade: todas as ruas são tomadas pelo povo. Não há trios elétricos em Olinda: a animação e o ritmo são mantidos pelos populares, que formam grupos de todos os matizes, com variados instrumentos e tocando as músicas que desejarem. Não há programação no carnaval de Olinda: há apenas um dia para começar e outro para terminar; há blocos que ficam até tarde da noite, outros que saem no começo da manhã. Considerado o maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada arrasta 1,5 milhão de pessoas para o centro do Recife.

Bloco Bacalhau do Batata:
é um bloco de carnaval que sai pelas ladeiras de Olinda arrastando uma multidão de foliões na quarta-feira de cinzas.O bloco, cujo estandarte é um bacalhau, juntamente com outros ingredientes culinários, foi criado por um garçom, chamado Batata, que trabalhava durante todo o carnaval e não podia brincar devido o emprego e por isso criou o bloco para sair na quarta-feira de cinzas.




A tradição do Bacalhau do Batata teve origem ainda em 1962, quando o garçom Isaías Pereira da Silva (falecido em 11993), e apelidado como Batata, organizou na quarta-feira de cinzas, um bloco carnavalesco destinado àqueles que, por trabalharem durante o período de festas momescas, deixavam de brincar o Carnaval.
A saída do bloco está prevista para as 9h30. O percurso do desfile segue a tradição: ladeira da Sé, Rua do Bonfim, Quatro Cantos, Ribeira, Varadouro, Largo do Amparo, com o retorno sendo feito no bairro do Carmo. A festa fica por conta com umas das melhores orquestra de frevo de olinda e a presença ilustre do boneco gigante que representa o falecido Batata, garçon que idealizou o bloco. Com o passar dos anos, mais blocos e foliões foram aderindo e o carnaval, oficialmente encerrando-se na madrugada da terça para a quarta-feira, acabou sendo estendido.
Em 2007 a Escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, homeageou com uma ala o Bacalhau do Batata, com referência ainda no seu samba-enredo: "E o Bacalhau do Batata na bandeja pra massa / Até o dia clarear..." O garçom Isaías foi destaque, representado por Irênio Dias. Ao todo, catorze fantasias diferentes representaram o bloco pernambucano, sendo que a Ala dos Compositores da Escola desfilou vestida de garçom.


Bloco Enquato Isso na Sala da Justiça
Bloco A Porta
Bloco Acorda
Bloco Patuscos





Bloco Elefantes:
O hino do Elefante de Olinda é um dos mais tocados no Carnaval de Pernambuco. Quando a música toca, parece que todos os foliões despertam numa alegria sem fim. Considerado uma das troças mais tradicionais de Olinda, o hino do bloco tem uma história curiosa. A canção, na realidade chama-se "Olinda nº,1" e por não possuir a palavra elefante, em sua versão original, foi pouco aceita pelos fundadores do bloco. Logo em seguida, o compositor, Cláudio Nigro ofereceu à troça rival: A pitombeira dos Quatro Cantos. Porém o bloco também rejeitou a canção. Após três anos sem ninguém querer a música, Clóvis Vieira, junto a Cláudio, colocou a palavra elefante no hino. Depois disso a música nasceu e é praticamente o hino da cidade de Olinda.

Hino:
Ao som dos clarins de Momo o povo aclama com todo ardor,
O Elefante exaltando as suas tradições, e também seu esplendor.
Olinda, este meu canto foi inspirado em teu louvor,
Entre confetes, serpentinas venho te oferecer com alegria o meu amor.
Olinda, quero cantar a ti esta canção, teus coqueirais, o teu sol, o teu mar,
Faz vibrar meu coração de amor a sonhar, minha Olinda sem igual,
Salve o teu Carnaval!
O Bloco da Vitória está na rua desde que o dia raiou 
Vem ó minha gente, prô o nosso cordão 
Que a hora da virada chegou ! Ô... Ô ... Ô ... Ô... 
Quando o povo decide cair na frevança não há quem dê jeito 
Aguenta o rojão, ficar sem comer 
Mas, no fim. Ei ! Tá tudo ok ! 
Neste Carnaval, Quá! Quá! Quá! Quá! 
O prazer é gargalhar e com bate-bate de maracujá 
A nossa vitória, vamos festejar
Nós somos da Pitombeira não brincamos muito mal,
Se a turma não saísse não havia carnaval
Se a turma não saísse não havia carnaval 
Bate-bate com doce, Eu também quero, Eu também quero, Eu também quero.
Bate-bate com doce, Eu também quero, Eu também quero, Eu também quero.
Bate-bate com doce, Eu também quero, Eu também quero, Eu também quero.
Bate-bate com doce, Eu também quero, Eu também quero, Eu também quero.
A Turma da Pitombeira na cachaça é a maior,
Se o doce é sem igual como ponche é ideal
Se a turma não saísse não havia carnaval.
Bate-bate com doce, Eu também quero, Eu também quero, Eu também quero.
Bate-bate com doce, Eu também quero, Eu também quero, Eu também quero.
Bate-bate com doce, Eu também quero, Eu também quero, Eu também quero.
Bate-bate com doce, Eu também quero, Eu também quero, Eu também quero.




Fique por dentro do que acontece nos 4 dias do Carnaval de Olinda: 
Não são apenas os tradicionais bonecos que vão fazer a festa no Carnaval de Olinda neste ano. Um dos mais antigos, o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas, por exemplo, chegou ao seu centenário na Terça-feira (2012) Gorda. Já o clube do Elefante alcança aos 60 anos, enquanto a troça Ceroula se torna uma cinquentona. 

Outra grande atração do Carnaval local é famoso desfile do Homem da Meia Noite, que completa oito décadas de existência e foi responsável por iniciar a tradição dos bonecos nas ruas da cidade. Por esse motivo, além do tradicional desfile realizado no sábado, o grupo também se apresentará na segunda-feira, desta vez com carros alegóricos, fato que não ocorria desde 1972. Os veículos contarão ainda com a participação de dez artistas circenses da Escola Pernambucana de Circo, indo desde malabaristas até acrobatas. 

A terça-feira também marca o desfile dos Bonecos Gigantes, marca registrada da folia olindense. Serão nada menos do que 150 deles, que devem arrastar uma verdadeira multidão pelas ruas da cidade pernambucana. Durante todos os dias de festa, cerca de 800 agremiações passarão pelas ladeiras da cidade. Soma-se a isso mais de 200 orquestras itinerantes e 50 cortejos noturnos, que vão às ruas sempre após as 19h. 

Para espalhar o clima de festa por todo o município, a prefeitura organizou ainda 15 polos de animação, agitando os foliões que estarão mais distantes da área central. 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O nosso Nióbio poderia nos deixar Ricos

Mais uma postagem sobre o NIÓBIO, aqui no blog. Sabe por que vamos falar sobre ele novamente? Porque é um assunto muito serio que NINGUÉM DIVULGA!



O BRASIL tem cerca de 98% DE TODA A RESERVA NATURAL DE NIÓBIO existente no planeta terra, e sabe o que a gente faz com isso? vende minas para estrangeiros, VENDEMOS BARATO a preço de BANANA e COMPRAMOS os produtos feitos com eles a preço de FOGUETE!
]Fora o fato que há o contrabando de nióbio, que acaba com o NOSSO LUCRO sobre esse metal MAIS VALIOSO que o OURO.



Pra que serve o Nióbio?
Serve apenas para fazer foguetes, misseis, turbinas de jatos, robôs e satélites, nada demais. E nós não fabricamos nada disso, só compramos, e bem mais caro do que vendemos a matéria prima para a fabricação dessas maquinas.

Se o Brasil passasse a fabricar os produtos citados acima, ou pelo menos aumentassem o preço de venda do nióbio para o preço JUSTO, para nós que não fabricamos, mas compramos esses mesmo produtos, Nós seriamos um país mais rico e feliz.
Rolam boatos que os EUA já comprou tanto nióbio barato da gente que já fez uma reserva de emergência para eles, e nós estamos acabando com as nossas reservas minerais, praticamente dando de graça para os países ricos.



Bem, o governo é culpado de tudo, digo logo mesmo, que não sou bau. Mas se você quiser saber mais, só olhar nossa postagem anterior sobre o Nióbio:

http://falecara.blogspot.com/2012/10/niobio-estao-nos-roubando.html

Ou ver os videos abaixo:

NO NIÓBIO DOS OUTROS É REFRESCO:
Acorda Brasil! Nióbio: Brasil 98% X 2% Canadá.
O ROUBO DO NIÓBIO É MAIS GRAVE QUE O MENSALÃO:
Acorda Brasil! Nióbio, o buraco é mais em baixo.


Por favor, vamos fazer algo para mudar esse País!!

Aniversário de Elvis Presley - 08 de Janeiro

08 de Janeiro de 2013, Elvis Aaron Presley estaria completando 78 anos se estivesse vivo, ou está?
Enfim, segue a historia do Rei do Rock...



Elvis Presley, nasceu em East Tupelo, no dia 8 de janeiro de 1935, foi um famoso músico e ator, norte-americano, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock. É também conhecido pela alcunha Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 1950 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX.

Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Presley foi um dos criadores do rockabilly, uma fusão de música country e rock´n´roll. Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX.[2] Entre seus sucessos musicais podemos destacar "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Love me Tender", "All Shook up", "Teddy Bear", "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never", "Can´t Help Falling In Love", "Surrender", "Crying In The Chapel", "Mystery Train", "In The Ghetto", "Suspicious Minds", "Don't Cry Daddy", "The Wonder Of You", "An American Trilogy", "Burning Love", "My Way", "My Boy" e "Moody Blue". Na Europa, canções como "Wooden Heart", "You Don't Have To Say You Love Me", "My Boy" e "Moody Blue" fizeram sucesso. Particulamente no Brasil, foram bem-sucedidas as canções "Kiss Me Quick", "Bossa Nova Baby", "Bridge Over Troubled Water".

Elvis morreu em Memphis, no dia 16 de agosto de 1977, e após sua morte, novos sucessos advieram, como "Way Down" (logo após seu falecimento), "Always On My Mind", "Guitar Man", "A Little Less Conversation" e "Rubberneckin". Trinta anos depois de morrer, Presley ainda é o artista solo detentor do maior número de "hits" nas paradas mundiais e também é o maior recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos com mais de 1 bilhão e meio de discos vendidos em todo o mundo.



quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Black Bloc (Black Block)

Viemos aqui para apresentar, para quem não conhece ainda, a estrategia anarquista de protesto chamado de Black Bloc, ou Black Block, dependendo de onde você estiver, que dá muito certo em países europeus, como Itália, Alemanha, Grécia, entre outros países de outros continentes como Canadá e Estados Unidos.



Black bloc é o nome dado a uma estratégia de manifestação e protestos anarquista, na qual grupos de afinidade, mascarados e vestidos de negro, se reúnem com objetivo de protestar em manifestações anti-globalização e/ou anti-capitalistas, conferências de representacionistas, protestos políticos, contra homofobia, entre outras ocasiões, utilizando a "propaganda pela ação" para questionar o sistema vigente.

Mas o que é propaganda pela ação?
Propaganda pelo Ato, também conhecida como Propaganda pela Ação ou ainda Propaganda pelo Feito (em inglês propaganda by the deed, em francês propagande par le fait) foi uma concepção estratégica anarquista muito popular entre os ilegalistas do final do século XIX, início do século XX. Consiste basicamente na realização de uma ação de grande visibilidade a fim de que esta se torne referência e inspiração para outras ações semelhantes e/ou complementares implementadas por outros grupos e indivíduos.
Ou seja, a pessoa faz algo que incentiva o outro a fazer.



As roupas e máscaras negras que dão nome à estratégia são usadas para dificultar ou mesmo impedir qualquer tipo de identificação pelas autoridades, também com a finalidade de parecer uma única massa imensa, promovendo solidariedade entre seus participantes e criando uma clara presença revolucionária.
Black blocs se diferenciam de outros grupos anti-capitalistas por rotineiramente se utilizarem da destruição da propriedade para trazer atenção para sua oposição contra corporações multinacionais e aos apoios e às vantagens recebidas dos governos ocidentais por essas companias. Um exemplo desta atividade é a destruição das fachadas de lojas e escritórios como McDonald's, Starbucks, Fidelity Investments, e outros locais relacionados às corporações no centro de Seattle, durante as manifestações contra a Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio de 1999.



Existe um entendimento, principalmente entre os noticiários das mídias comerciais de massa, que o "black bloc" é uma organização internacional de algum tipo. No entanto, não mais que uma tática utilizada por grupos de manifestantes sem muitas conexões.
Existem vários grupos black bloc dentro de uma única manifestação, com diferentes formas e táticas.

Os black bloc têm sofrido diversas pressões da polícia e do Estado para ser desmobilizados, infiltrações de agentes do Estado e que por vezes colocam uma máscara para desmobilizar a ação dos coletivos, isso acaba por gerar um Black bloc mais organizado taticamente no que concerne combater e reconhecer estes agentes.



Os Grupos que usam da estrategia do Black Block já foram vitimas de preconceitos por jornalistas, aqui no Brasil pela revista Veja, sendo chamados de rebeldes sem causas, por conter pessoas de todas as classes econômicas e até o filho do milionário guitarrista do Pink Floyd, e onde essa forma de protesto já foi utilizada em vários tipos de manifestações. Essa diversidade foi a vitima de preconceito.

No Brasil já chegou a ter algo parecido, em Recife, mas o movimento perdeu a força, depois de forte repressão policial.



Há quem ache violenta a atitude dessas manifestações, há também os resultados esperados pelos protestos que ocorreram.

Guerra entre Torcidas Organizadas de Pernambuco

Fora as tradicionais brigas de torcedores de times rivais, que acontecem em dias de jogos, agora as torcidas organizadas dos times de Pernambuco tão querendo entrar me guerra.
Vamos aos fatos acontecidos recentemente.



No dia 18 de novembro, quando houve um jogo de Sport x Botafogo, antes e depois houve confrontos de alguns torcedores da torcida jovem do sport contra a organizada do botafogo, que é aliada da fanautico. Historias contadas dizem que integrantes da TJS foram obrigados a pular no rio, ou canal, e perderam sua roupas (becas). Com isso logo no outro dia, numa Segunda-feira, integrantes da jovem do sport foram na sede da fanautico tentar invadir, para não sei o que. Não conseguiram e sumiram. Para se vingar, integrantes da TJF, junto com alguns torcedores do botafogo, foram tentar invadir a sede da torcida jovem, e rolou um quebra-pau, onde a briga assustou todos que estavam pelo centro da cidade do Recife.



Logo depois teve o clássico dos clássicos pernambucano, Náutico x Sport, onde o time alvirrubro rebaixou o rubro-negro para a segunda divisão (série B). Os torcedores do sport revoltados jogaram uma manga em mim, e outros torcedores, ainda dentro do estadio. Absurdo! eu não estava com fome, mas agradeço a gentileza dos mesmos.

Voltando ao que interessa aqui... Agora em 2013, já começou com mais confusão.
Na ilha do retiro, tem uma sala que serve com mini sede da jovem do sport, onde a torcida organizada guarda seus materiais, bandeiras, instrumentos, etc. Essa sala foi incendiada, tudo indica que criminalmente, por pessoas que foram acusadas de serem integrantes da inferno coral, torcida organizada do Santa-Cruz, time que ta jogando a série C.
Bem, a acusação foi feita por alguém que não quis ser identificada, mas atitudes de alguns integrantes da TOIC indica que foram eles mesmos.
Resumindo, a torcida jovem levou outro fumo e perdeu todos os materiais deles.
Segue imagem da parte de fora, como ficou a ilha do retiro, estadio do sport.




Ai para aumentar a polemica da guerra entre os torcedores organizados, marginais, digo, integrantes/torcedores da inferno coral fizeram um vídeo ameaçando algum com uma arma, um calibre 38, só não sabem quem são eles e quem estavam ameaçando. Até porque os boys não sabem nem falar direito e ainda ficam forçando um sotaque de maloqueiro.
Segue o vídeo.



Como podemos ver, eles não querem a proibição das torcidas organizadas aqui em pernambuco, mas fazem por onde. Arruma confusão em dia de jogos, dentro e fora dos estádios, e ainda começam a se agredir, se queimar e brigar em dias uteis e feriados de réveillon. Dias que não tem nada a ver com futebol e torcidas organizadas.





E o que vocês acham sobre isso? Comentem...