Calculadora de Custo Mensal
Entenda Cada Custo
- Pró-labore: É a remuneração ("salário") do sócio que trabalha na empresa. O custo para a empresa é o valor bruto mais os encargos. Já o Sócio terá de custo de INSS a alíquota fixa de 11% descontada sobre a remuneração.
- FGTS (8%): Custo exclusivo para funcionários CLT. A empresa deposita 8% do salário em uma conta do trabalhador.
- Provisão de Férias e 13º: A empresa precisa "guardar" (provisionar) o valor correspondente a 1/12 de férias + 1/3 e 1/12 de 13º salário a cada mês para pagar esses benefícios anualmente.
- Provisão para Demissão (Custo de Rescisão): Custo adicional para demissões sem justa causa. A calculadora provisiona 1/12 do Aviso Prévio Indenizado e a Multa de 40% do FGTS sobre o depósito mensal.
- Custo Previdenciário Patronal (LP/LR): Empresas no Lucro Presumido/Real pagam uma contribuição (INSS Patronal, RAT, Terceiros) sobre a folha de pagamento e pró-labore. No Simples Nacional, esse custo já está, em grande parte, embutido no imposto mensal (DAS).
- Observação (INSS e IRRF): O INSS e IRRF descontados dos colaboradores não são considerados custos da empresa. O valor é descontado do colaborador, então é um repasse (recolhimento) que a empresa faz para o governo.
0 Comentários