segunda-feira, 11 de maio de 2015

Como apreciar um bom whisky

Primeiramente, o que é um Whisky?

Whisky, Whiskey ou Uísque(como queiram chamar. aqui usareis todos), é um destilado (bebida alcoólica destilada) de grãos, na maioria das vezes incluindo malte em sua receita, que é envelhecida em barris de madeira, e seu teor alcoólico varia entre 38% a 54%.



Whisky é uma bebida que é rigorosamente regulamentada em sua fabricação. Ela possui denominações de sua origem e várias classes e tipos, dependendo do seu processo de fabricação e envelhecimento. A característica comum dessas diferentes classes e tipos é a fermentação dos grãos e a destilação máxima de 80% de álcool para os de milho e 90% de álcool para os de outros grãos, antes da adição de água potável, para reter os sabores dos grãos usados para fazer a sua alcoolização.
O Whisky adquiri 60% do seu sabor baseado no tipo de barril usado no seu envelhecimento, por isso a maioria das classificações se baseia no tipo de madeira usado e na qualidade da flambagem e queima da madeira usada no barril. Para o uísque Bourbon, por exemplo, é legalmente exigido que se envelheça em barris de madeira de carvalho flambados.



Existem vários tipos de Whisky:

Pure Malt - Malte puro, feito com 100% de cereais maltados.
Blended - Mistura de destilações diversas calibradas.
Single malt
Vatted - uma mescla de dois ou mais barris de single malts
Grain whisky
Scotch - Originado e produzido na escócia.
Blended standard
Blended bourbon - O bourbon, é um uísque americano elaborado com um mínimo de 51% de milho.
Rye-whisk


Como apreciar (beber) o Whisky:

Antes de explicar o melhor modo de apreciação da bebida, venho informar que cada um bebe do jeito que preferir e gostar. Mas para melhor degustação dos aromas contidos nos Whiskys, vai algumas dicas.

O Whisky é uma bebida forte, e por isso não é ideal beber de um gole só (estilo Cowboy). O apreciador de um bom whisky, seja ele um whisky escocês ou americano, devem beber calmamente a bebida, de modo a admirar o seu sabor e seus diversos aromas embutidos, além de prolongá-lo até à última gota.

Inicialmente é preciso usar um copo que seja adequado para cheirar e provar a bebida. Sim, cheirar. Esse copo pode ser o tradicional copo de whiskey, aquele mais largo e baixo, sendo redondo ou quadrado, copos para conhaques, ou então numa taça em formato tulipa(essa é mais usada em apreciadores profissionais ou degustações técnicas).

Se quer apreciar o sabor e os aromas do whiskey, nunca misture com refrigerantes, sucos ou energéticos. Além de misturar os sabores, pode extrair ou mascarar vários notas e sabores do whiskey. O ideal é puro, gelo ou misturado com um pouco de água, não ultrapassando a mesma quantidade do whisky.



Aconselho para você que gosta de misturar outros tipos de bebidas com o whisky, de usar whisky próprios para misturas e batidas(exemplo: Ballantines Brasil) ou usar vodka, cachaça, ou Gin. ;)

Não sou um profissional em apreciação de uísque, mas para os iniciantes, como eu, indico os meus preferidos e mais populares no Brasil: Ballantine's, Chivas, White Horse e Jack Daniel's.



Nenhum comentário:

Postar um comentário